quinta-feira, 21 de maio de 2009

Alcachofra

Alcachofra - Cynara scolymus


A Flor da Alcachofra. Na imagem estão 4 flores:
- Duas em "botão"; isto é: antes de florir (que é a parte comestível) e...
- Duas já floridas. Estas já não servem para comer porque as "pétalas" ficam mais secas, como a imagem permite perceber.



Um recanto repleto de Alcachofras. Todos os anos estas plantas secavam, no final do verão... para nascerem novamente, no ano seguinte, exuberantes como se vê na foto



A alcachofra (Cynara scolymus) que consumimos é uma flor imatura, pertencente à mesma família das margaridas e dos girassóis - a família das Compostas

O texto acima é citação da página "linkada"




Estas alcachofras já se podem comer... as flores como aqui aparecem; flores em botão, antes de amadurecerem (antes de florirem).




As alcachofras destas imagens nasceram, espontaneamente, num terreno onde os "serviços" da Câmara (CML) aparecem, com desusada frequência, a devastar TUDO o que encontram, como se fosse mato. Se nasce um lírio (ou alguém planta uma fileira deles), se nasce um cacto, ou qualquer outra planta por vezes de flores raras e lindíssimas, se nasce e cresce um arbusto de utilidade inegável, aquela gente vem e corta TUDO, como vândalos. Ignorantes eles são, certamente.

Desta vez as alcachofras escaparam. Desta vez o "cortador(a)" não era tão ignorante assim.





Tenho andado de olho nelas para vê-las crescer e florir mas parece-me difícil. Já alguém colheu uma das flores imaturas da alcachofra (talvez para consumo; alguém que não é nada ignorante) e, provavelmente, as outras também não chegarão a dar flor. Veremos!




 Nesta foto: A folha da alcachofra. O tamanho pode-se perceber pelas várias "escalas" que a imagem captou.







As alcachofras são comestíveis e são largamente utilizadas como plantas medicinais desde há séculos. O que se come são partes da flor imatura (antes de florescer).

As folhas das alcachofras usam-se em chás para fígado, vesícula e como diurético também (o chá tem um sabor horrível mas faz muito bem). Portanto, as folhas daquelas alcachofras talvez "escapem".


Aqui encontra outro excelente texto sobre Alcachofra e seu cultivo



Alcachofra





As alcachofras para consumo compram-se em lojas "chiques" de frutas e vegetais a um bom preço; são caríssimas. Depois é uma frustração porque apenas se aproveita a parte mais espessa das "pétalas" e o "coração", que é como quem diz: a base da flor.
Os especialistas dizem que deve ser cozida inteira, sem descascar. Nesse caso aproveita-se também o interior do talo.

Nota: "Dizem" que a alcachofra é excelente para emagrecer, permitindo perder muitos kg de forma saudável; também é um excelente remédio para colesterol e diabetes.






«»«»«»
APELO!
Atenção às campanhas mais recentes:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
«»«»

2 comentários:

  1. Olá, costumo assiduamente ler o seu outro blog (remédios caseiros) e ao ler este post sentime a mais ignorantes das pessoas: conheço a alcachofra de ver nas lojas, chiques como refere, e pelo tamnho (talvez pelo tamanho) não imaginava que nascem naquilo que chamamos "cardos". A alcachofra é a flor do cardo, antes de florescer? Perto de Azeitão há um campo com imensos ... sempre achei que eram importantes, poue se usam no fabrico do queijo freco, mas isto da alcachofra...
    Elisabete

    ResponderEliminar
  2. Olá Elisabete!
    Peço desculpa por só agora responder ao seu comentário... mas a minha vida, às vezes, "é mesmo assim": não me permite responder logo como eu desejaria.
    Na verdade a alcachofra é a flor dum cardo, mas é um cardo diferente desses a que se refere, diferentes dos cardos que são usados para fabricar o queijo.
    As folhas da alcachofra são muito maiores do que as desses cardos (são várias as espécies de cardos que se encontram por aí); as flores da alcachofra, a parte comestível antes de abrirem, também são muito maiores do que as flores dos cardos.... Vou deixar, neste post, uma foto dum cardo para que se perceba melhor a diferença.

    ResponderEliminar